quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A festa



Quem vive no Porto ama a cidade. Nos parques, nas praias e nas ruas, principalmente num verão como o deste ano, ameno e doce, os portuenses se misturam aos bandos de turistas que celebram a estação. A grande festa na cidade, no entanto, é durante o mês de junho e tem seu ponto alto no dia de São João. O povo do Nordeste brasileiro herdou esta data da tradição portuguesa para uma festa que rivaliza com o carnaval.

Festejar o São João é um evento católico mas sua história remonta aos tempos pagãos, quando se comemorava o solstício do verão e se anunciava o tempo das colheitas e da fertilidade.


Ainda não conheci o São João do Porto, o que pretendo fazer no ano que vem. Mas ouvi o eco dos martelinhos usados para um folguedo que aproxima as pessoas com a brincadeira das marteladas gentis. Vi no Youtube fotografias e filmes dos balões coloridos subindo pelo céu acima do Rio Douro. E quase senti o cheiro dos manjericos, a planta dos namorados que também se cultua nas festas sanjoanenses. Quero estar no Porto no próximo solstício do verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário